Universidade Federal da Fronteira Sul Chapecó, 05 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (10.50)
Código: GCH058
Nome: ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: 1. Os aspectos cognitivos pertinentes ao processo de escolarização de crianças, jovens e adultos em sociedades de tradição oral e escrita. 2. As relações de poder no uso da linguagem. 3. Linguagem e identidade. 4. Preconceito lingüístico e a hierarquização das diferentes línguas e dos diferentes falares no Brasil e no mundo. 5. A alfabetização como questão nacional no Brasil. 6. Alfabetização, letramento, analfabetismo de resistência, alfabetização de opressão, letrismo funcional, letrismo afuncional. 7. Contribuições da Lingüística, da Psicolingüística e da Sociolingüística para a alfabetização. 8. Métodos de alfabetização. 9. Legislação e políticas de alfabetização.
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
GLA237 PEDAGOGIA - CHAPECÓ - LICENCIATURA - Presencial - N 15 - 2010.2 2013.1
GLA237 PEDAGOGIA - CHAPECÓ - LICENCIATURA - Presencial - M 14 - 2010.1 2013.1
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
14 2010.1 PEDAGOGIA - CHAPECÓ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 4 Não
15 2010.2 PEDAGOGIA - CHAPECÓ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 4 Não
41 2010.1 PEDAGOGIA - ERECHIM - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 4 Não

SIGAA | Secretaria Especial de TI - https://ati.uffs.edu.br | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srv-sigaa-03.uffs.edu.br.srv-sigaa-03 v4.12.14